segunda-feira, 19 de agosto de 2019

O que é VLAN?


Introdução ao que é VLAN ou Redes Locais Virtuais


Os switches fazem a divisão ou segmentação dos domínios de colisão, pois cada porta do switch é um domínio de colisão.

Além disso, os switches po padrão (switches L2) não dividem domínios de broadcast, pois são os roteadores ou switches L3 que tem essa capacidade.

Mas vamos imaginar uma rede de grande porte, por exemplo, uma LAN com 1000 computadores ligados a uma rede de switches de 48 portas.

Se dividirmos 1000 por 48 vamos chegar à conclusão que precisaremos de mais de 21 switches, pois ainda temos que pensar em conectar uns aos outros.



Mas será que a performance dessa rede com 1000 computadores trocando informações na mesma sub-rede será razoável?

Em uma rede baseada em IPv4 temos muitos pacotes de broadcast sendo enviados devido ao ARP e muitos dos protocolos utilizarem o broadcast, por exemplo o DHCP, onde o cliente envia a solicitação em broadcast.

Portanto, o ideal seria dividirmos essa rede em vários domínios de broadcast, assim poderíamos ter os computadores divididos por setor, andar, função dos usuários ou da maneira que for melhor para sua administração.


Se utilizarmos roteadores para fazer essa divisão precisaremos de uma interface de LAN para cada subrede a ser criada, o que faria com que o projeto ficasse com um custo muito elevado, pois o custo por porta de um roteador é muito mais elevado quando comparamos com um switch.

Veja a figura seguinte onde queremos ter 3 domínios de broadcast, ou seja, dividir a LAN em três subredes, uma por andar.

Para isso precisaríamos de um roteador com três interfaces, uma para cada sub-rede (uma sub-rede é o mesmo que um domínio de broadcast).



É aí que entram em cena as VLANs ou “LANs Virtuais” que permitem você alocar portas em um domínio de broadcast e segregar a comunicação entre essas “LANs Virtuais”.

O recurso de VLAN é uma facilidade que a maioria dos switches layer 2 e 3 possuem Veja a mesma topologia agora feita com switches que suportam VLAN.


Note na figura anterior que além de segregar os domínios de broadcast de uma maneira mais simples, o uso de VLANs permite que o administrador de redes estenda as VLANs entre os switches, possibilitando uma alocação flexível das portas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário